segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Últimas Notícias


Últimas Notícias
 Material possui vantagens como resistência à corrosão


Pequenos detalhes na instalação e na manutenção dos aparelhos de ar condicionado podem ser decisivos para o seu bom funcionamento. Um dos aspectos é o material usado na tubulação. O alumínio vem sendo cada vez mais utilizado nos produtos, mas exige uma série de cuidados. As instruções foram tema de palestra realizada na noite da última quinta-feira (16) na sede da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação – ASBRAV.

O auditório ficou lotado com a presença, em sua grande maioria, de instaladores. Eles acompanharam orientações importantes sobre os cuidados com o material. Com alta resistência a corrosão, o alumínio tem sido uma ótima escolha para ser usado nas tubulações. Automóveis, refrigeradores, entre outros produtos já usam o material. Até mesmo barcos são construídos hoje inteiramente em alumínio.

Durante a palestra o público pôde conhecer detalhes importantes do processo de produção das tubulações de alumínio. A extrusão é o processo inicial que a matéria prima é submetida, aquecendo e depois sendo encaminhado para a prensa e bobinamento. Depois dessa etapa, o material precisa ainda sofrer a chamada trefilação que faz com que o tubo chegue ao diâmetro correto. Após, há uma 3ª etapa que é o recozimento. Um erro comum no mercado era a utilização do alumínio passando apenas pela primeira etapa, chamada extrusão.

- No passado houve problemas porque era usado o tubo apenas extrudado não passando por todas essas etapas. O material nesse estágio não serve para instalação de ar condicionado porque as moléculas estão todas desarranjadas e não suportam a pressão. Atualmente só é admitido o alumínio nesse processo para bebedouros, onde a pressão é baixa – explicou o Promotor Técnico de Vendas da Vulkan, Francisco Sousa.

Um outro cuidado que foi passado para os instaladores é a necessidade de ficarem atentos ao PH de todo material usado no processo de limpeza. O PH pode destruir o alumínio e nesse item, a pintura dos equipamentos é fundamental, pois funciona não apenas como um elemento visual, mas principalmente como material isolante protegendo o alumínio.

Os tubos de alumínio são desenvolvidos para permitir qualquer tipo de dobras, expansões ou reduções. Os comparativos com outros materiais também são importantes. O tubo de alumínio tem um terço da densidade do tubo de cobre, outro material que pode ser utilizado e o peso também é três vezes menor no caso do alumínio comparado ao cobre.

O alumínio é obtido através da adição de pequenas quantidades de magnésio, silício, ferro, manganês, cobre, zinco e lítio. As propriedades das ligas são determinadas pelos elementos, porém a quantidade que cada um recebe não é divulgada pelos fabricantes por questões estratégicas das empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário